terça-feira, 10 de março de 2009

Diferenças

Depois do post do Doctor, tenho andado a pensar, a reflectir, a indagar mesmo... Não, a flatulência não tem nada a ver com o assunto.

O Yoda é um mestre! Mas mais do que ser mestre da arte Jedi e do sabre de luz, ele é também um mestre com as palavras... Porque ele troca a ordem das palavras sem trocar o sentido à frase.
Eu... eu ainda sou um menino! Não tenho sabre de luz e quando troco as palavras troco-me também todo.

Senão vejamos, as seguintes expressões dadas como exemplo:
- grande rabo e rabo grande
- grandes mamas e mamas grandes
- grande sorte e sorte grande

Mas, reflectindo sobre a temática, apercebo-me que realmente são expressões que contendo as mesmas palavras têm, de facto, significados diferentes... E a culpa não é minha!

Passo a exemplificar:













É difícil a análise... a semântica da língua Portuguesa requer perícia e muita prática.
O melhor é dizer que é tudo uma questão de perspectiva!



Certo?

=)

9 comentários:

tmmluis disse...

ok, estou a perceber porquê que não partilhamos isto com mais pessoas...

The Puppet Master disse...

Olha acho que te passou uma grande carreira de professor de português ao lado... agora faz o mesmo mas com os maias... ou que tal os Lusiadas! Ai ai se tudo na vida fosse tão fácil como mamas... Algebra, Geometria... Física, enfim cheira-me que este Lunáticos eram génios

Chefe... ó chefe! disse...

Hey!, e somos génios... mas génios incompreendidos (eu e quase todos os eus dentro de eu)

Anónimo disse...

Moços a cota já tem blog! he!he!

http://trilhos-da-ana.blogspot.com/

Faz favor de lá ir e postar amiúde. Se não o fizerem habilitam-se a uma mangueirada quando entrarem na praceta.

A cota

Chefe... ó chefe! disse...

Hey!, é Rua!

E já agora, se a mangueirada for durante o Verão e for distribuida por miúdas giraças com t-shirt molhada e até de proveniência estrangeira (por exemplo, só mesmo por exemplo, de origem sueca), a malta terá de ir a esse blogzinho às escondidas...

=)

The Nurse disse...

Parabens senhora dona Cota...

Assim é que é.. mostar a estes gaiatos onde está a energia e a vontade de conhecer novas coisas :)

The Nurse disse...

há e chefe...

As mangueiradas é mesmo pra apanhares porrada... mas pensando bem a pessoa mais parecida que existe na PRACETA com essa tua descrição acho que é a tua vizinha do 2º andar, do edifício do escritório...
ui ja te imaginaste a apanhar mangeuiradas dela de tshirt molhada... HAHAHAHAHAAHHA

Sushi Baby disse...

Finalmente!!!!! Ufa!!! Alguém admite que aquilo é uma praceta! Abençoada Cota!!!!

Chefe... ó chefe! disse...

Foi um simples equívoco... aqui ninguém admitiu nada! Afinal quem é que manda aqui, hein??!