sexta-feira, 5 de setembro de 2008

"Tens um gira-discos todo XPTO"

Afinal o que quer dizer XPTO? Aliás, de onde raio surgiu a palavra, qual é a sua origem, quem foi o primeiro a utilizá-la? A padeira de aljubarrota? Ou terá sido o António Variações?
Na Wikipedia existe uma explicação mas cá para mim foram alienígenas que a introduziram no nosso vocabulário como parte de um plano maquiavélico de conquista global...


«XPTO, ou X.P.T.O. (pron. "xis ó") é uma abreviatura da palavra grega "Χριστός" ("Christós" = Cristo). As letras X (qui), ρ (), τ (tau) e o (omicron) foram seleccionadas e capitalizadas para formar a abreviatura.

Não sendo usada em contexto denotativo — i.e. no estudo de monumentos, moedas, documentos e quaisquer outros suportes desta sigla, tanto como elemento decorativo como em inscrição, onde se refere por extenso e em português ("Cristo") —, esta sigla popularizou-se e ganhou em Portugal dois significados:

  • Acepção jocosa que se traduz, em contexto irónico, por "sofisticado" ou "de qualidade", frequentemente reforçado com o adjectivo "todo": «Compraste logo o computador mais X.P.T.O.», «Um carro todo X.P.T.O.»;
  • Forma de indicar "qualquer" quando é necessário utilizar um nome genérico em exemplos (nomeadamente em programação), de forma semelhante a "Acme" em inglês. (Significado menos frequente).»
in wikipedia

Cristo? yeah right...

2 comentários:

paperdoll disse...

yes, we all thank wikipedia for that instant knowledge! :)
e o teu gira discos não é xpto. é normal. o meu é mais fixe.

btw até me admira não teres dado erros! ahah

tmmluis disse...

"corrector ortográfico" do firefox diz-te alguma coisa?? :P